XP para mestre

Moderator: Mestres

longo
Site Admin

XP para mestre

Post by longo »

Tá, eu sei que esse tópico é chato, mas eu queria trazer para discutir. Sejam honestos please.

Eu estava pensando em dar XP para o mestre quando ele mestrar. O XP iria para o personagem ativo dele. O Grimm já mestrou e o Trevisan diz que vai ( :D ) um dia. E quando eles forem narrar, eu poderia jogar. Eu acho que daria um incentivo aos narradores também para narrar e não perder XP do jogo (afinal de contas quem não quer chegar no 20?)

Eu tenho duas sugestões para dar XP para o narrador.

1) % do XP do próximo nível, fixo por jogo
Dessa forma, o narrador ganha uma porcentagem do XP que seria necessário para atingir o próximo nível. Pensei em algo tipo 20-25%. Isso evitaria do narrador colocar um monte de XP no jogo só pra ele ganhar mais, mas embora eu não veja isso sendo um problema no nosso jogo, já que se alguém resolver pirar o cabeção e roubar, quem estiver organizando o jogo pode simplesmente não convidar esse personagem para jogar (Lembrando que quem organiza o jogo tem o poder dizer que não quer pessoas no jogo, ou que aceita com condições, tipo que não venha com os itens mágicos roubados.)

2) Metade do XP dado aos jogadores, para ser usado para complementar o level up. (sim, eu gosto de regras complexas e rebuscadas)
O narrador ganharia metade do XP que foi dado por jogador. Esse XP ficaria em um pool de XP que seria usado só para complementer o level up dele, não podendo passar mais de 1 nível seguido dessa forma. Ex: Marcos mestrou 3x e deu nos jogos, 300, 900 e 1000 XP respectivamente. Marcos tem (2200/2) 1100XP. Quando Marcos for jogar, no final da sessão digamos que ele ganhou 250xp. Ele então tira 50xp do pool de 1100 para chegar no 2 nível e pronto, tendo 1050XP no pool. Se ele tivesse ganho 300 XP exatos, passando para o segundo nível, ele poderia tirar 900xp do pool para chegar no 3, ficando com 200xp no Pool.

Fico aberto a sugestões e críticas.
Grimm
Ancião
Ancião

Re: XP para mestre

Post by Grimm »

Humm... questãozinha foda de responder.
A princípio eu diria que NÃO, mestre não precisa ganhar xp. Acho que quando um jogador narra, ele deixa de representar seu personagem. Claro que me incomoda quando eu mestro e não posso jogar naquele final de semana e meu personagem fica pra trás no xp (enquanto o Sir Tyler só sobe, sobe, sobe). :P Mas assim é o RPG.
O foda é que eu não sou quem mais mestra aqui no fórum, então minha resposta tem como referência só a minha atividade como narrador.

Eu acho que se fosse pra dar um boost de XP só pro personagem do Marcos pq ele é um narrador super dedicado, eu concordaria.

Como uma contra-proposta, os jogadores que mais jogam deveriam ser encorajados a narrar. Isso equilibra o XP e dá pra outros mestres que tem personagens a chance de avançar também. Eu narrei só duas vezes, quero narrar pelo menos mais uma vez esse mês. O Trevisan se dispôs a mestrar num futuro próximo (talvez esse final de semana???) já seria uma boa contribuição. Talvez em Dezembro o Guilherme gostaria de tentar mestrar uma vez, se ele sentir vontade. Lembrando que a idéia não é tornar isso uma regra pq ninguém aqui é obrigado a mestrar, alguns gostam mais de mestrar, outros de jogar, mas que fosse uma proposta encorajar os jogadores mais ativos a tentarem (nem que seja uma vez só).
If the barbarian has ten gold pieces, and the rogue steals half of it, what does the rogue take?
1d12 slashing damage.
longo
Site Admin

Post by longo »

Eu acho que se a regra fosse valer teria que ser para todo mundo. Não quero que ela só funcione para mim.
E não tenho problema em também não ganhar XP. É a vida :)

Mas eu não acho nada de errado em ter uma recompensa também. A pessoa precisa deixar o jogo de lado, dedicar tempo, pensar e preparar o jogo. Leva mais dedicação do que o jogar. Embora seu personagem não corra riscos porquê você não está jogando(por isso não dar o mesmo XP de quem jogou), a dedicação é bem maior.

Eu curto a sua contra-proposta, mas ela não é exatamente uma proposta porquê depende dos outros se animarem. E tem gente que não gosta de mestrar ou não tem experiência, embora eu acho que isso não seja um problema, se os jogadores souberem que o mestre não é experiente eles ajudam o jogo.

Tendo isso em vista, eu ainda não me senti super convencido que o XP para o narrador seja ruim. Eu faria uma outra sugestão também, que o narrador SÓ Ganhasse XP extra se ele não jogar naquela semana. Se ele jogar ele não ganha XP extra.

Mas aberto a escutar outras ideias e opiniões.
Grimm
Ancião
Ancião

Post by Grimm »

Pensando bem, acho que o mestre pode ganhar xp. Desde que ele consiga matar pelo menos 1 personagem. :D

(É brincadeira Marcos)
If the barbarian has ten gold pieces, and the rogue steals half of it, what does the rogue take?
1d12 slashing damage.
longo
Site Admin

Post by longo »

challenge.JPG
challenge.JPG (50.11 KiB) Viewed 2152 times
Gabrieltrevisan
Campeão
Campeão

Post by Gabrieltrevisan »

Eu voto por dar xp ao narrador e das opções colocadas eu voto na do Marcos item 2, porque ganha o xp mas só passa de nível se jogar, servindo esse xp como complemento.
guil.maciel
Campeão
Campeão

Post by guil.maciel »

Com relação a todos narrarem, minha vivência com RPG é muito pouca pra EU começar a mestrar. quem sabe num futuro eu me sinta confortável...

No meu entender, nós temos duas situações até o momento, Mestres que quem jogar, e jogadores que querem mestrar. o segundo caso, pode se considerar que o "personagem" do mestre apenas não participou daquela sessão, perder uma sessão não afeta o desenvolvimento do personagem. (Vide eu, que não participei de umas 3 ou 4, estou no mesmo nível os outros jogadores de maior nível no grupo).

O segundo caso é mais complicado, já que um Mestre "perde"varias sessões, ele fica muito prejudicado com relação ao XP, a minha sugestão seria o personagem do mestre sempre acompanhar o nível dos jogadores ativos do grupo (Do forum, não da aventura). Se isso seria por uma media de nivel dos jogadores, ou acompanhando quem tem mais/menos, eu não sei, mas acho que pode ser mais um caminho a ser explorado.

So long, and thanks for all the fish.
A Necromancer is just a really late healer.

Grimm
Ancião
Ancião

Post by Grimm »

guil.maciel wrote: Tue Nov 13, 2018 2:16 amO segundo caso é mais complicado, já que um Mestre "perde"varias sessões, ele fica muito prejudicado com relação ao XP, a minha sugestão seria o personagem do mestre sempre acompanhar o nível dos jogadores ativos do grupo (Do forum, não da aventura). Se isso seria por uma media de nivel dos jogadores, ou acompanhando quem tem mais/menos, eu não sei, mas acho que pode ser mais um caminho a ser explorado.
Isso só funciona na situação atual, onde a maior parte das pessoas que jogam tão no nível 5 e são mais ou menos as mesmas pessoas. À partir do momento que o Prospero estiver no nível 3, Alp, Sir Tyler, Capiroto, no nível 6 e futuros jogadores entrando no nível 1, a coisa meio que desanda. O resultado seria que novos personagens começariam a tirar o xp do mestre. Então não dá pra ter isso como regra.
1d12 slashing damage.
Grimm
Ancião
Ancião

Post by Grimm »

longo wrote: Mon Nov 12, 2018 12:03 pm2) Metade do XP dado aos jogadores, para ser usado para complementar o level up. (sim, eu gosto de regras complexas e rebuscadas)
O narrador ganharia metade do XP que foi dado por jogador. Esse XP ficaria em um pool de XP que seria usado só para complementer o level up dele, não podendo passar mais de 1 nível seguido dessa forma. Ex: Marcos mestrou 3x e deu nos jogos, 300, 900 e 1000 XP respectivamente. Marcos tem (2200/2) 1100XP. Quando Marcos for jogar, no final da sessão digamos que ele ganhou 250xp. Ele então tira 50xp do pool de 1100 para chegar no 2 nível e pronto, tendo 1050XP no pool. Se ele tivesse ganho 300 XP exatos, passando para o segundo nível, ele poderia tirar 900xp do pool para chegar no 3, ficando com 200xp no Pool.
Aí o jogador do mestre não estaria indo contra as regras e passando dois níveis em uma sessão? 1 por xp da aventura + 1 pelos 900 do pool

Se decidirmos dar xp pro mestre, até agora a segunda proposta do Marcos parece a mais válida (fora o ponto levantado acima).
1d12 slashing damage.
longo
Site Admin

Post by longo »

Voltando nesse tópico,
Eu quis dizer que ele não pode passar mais de 1 nível com o XP complementar. Ele pode passar 1 nível com XP normal e mais 1 nível com XP complementar.

É possível que isso aconteça nos níveis mais baixos (1-4). A partir dai fica mais difícil de isso acontecer.
Post Reply