Exploração do mapa v.02

Moderator: Mestres

Post Reply
longo
Site Admin

Exploração do mapa v.02

Post by longo »

De acordo com o guia de campanha, a velocidade para viagem é a seguinte:
distancia.JPG
distancia.JPG (21.96 KiB) Viewed 1899 times
E baseado no tipo de terreno que está sendo andado e na velocidade de passo, descobre-se quanto os jogadores andam.
velocidades.JPG
velocidades.JPG (30.01 KiB) Viewed 1899 times
A gente não usa o minuto, então esqueçam ele. O importante é por hora. Eu acho que contar por milha é complicado - as vezes que eu tentei eu acabei dando uma chutada na estimativa. No geral funciona, mas complica.

Então quero propor o seguinte:
1) Cada quadrado do mapa são 2,5 milhas (o que já é verdade)
2) Consideraremos que os jogadores ou estão explorando o quadrado ou estão somente atravessando ele.
3) O quadrado será considerado explorado quando os jogadores andarem 5 milhas.
4) O quadrado será considerado atravessado quando os jogadores andarem 2,5 milhas.
5) Se o quadrado tiver uma estrada (mesmo que não por todo o caminho que os jogadores quiserem ir) ela afeta o cálculo, de acordo com o guia de campanha
6) Durante exploração do quadrado, o terreno mais difícil é considerado. Se for somente para atravessar o quadrado e os jogadores intencionalmente tentarem passar pela parte mais fácil do terreno, essa parte será considerada.
7) Quadrados na mesma velocidade podem ser calculados juntos
8) Mestres podem adicionar mais tempo de viagem se acharem que o quadrado precisa de uma manobra especial para ser atravessado (um rio, uma barreira mágica, plantas crescendo mais do que o normal, etc). Neste caso os narradores são indicados a dobrar/triplicar o tempo de viagem daquele quadrado.

Colocando em prática
Para saber quanto tempo em minutos leva para atravessar o quadrado é só calcular (2,5/(número de milhas por hora do passo/ redutor do terreno)*60)
Para saber quanto tempo em minutos leva para explorar o quadrado é só calcular (5 /(número de milhas por hora do passo / redutor do terreno)*60)
Parece complexo mas não é. Vamos a um exemplo:

Atravessar um quadrado
Na imagem abaixo os jogadores escolher andar do ponto 1 ao ponto 2 em passo rápido (4 milhas por hora). O terreno é grasslands, então não dá modificador. O cálculo é 2,5{atravessar} / (4{passo}/1{grasslands}) *60 = 37 minutos.

Agora, os jogadores decidem ir do ponto 2 ao 4 em velocidade normal. O tempo de caminhada é: 2,5/3*60 = 50 minutos por quadrado.
Depois, os jogadores vão em passo lento até o 6. 5 e 6 são pântanos, que pelo guia de campanha é 1/4 da velocidade normal. A vantagem da estrada é reduzir a penalidade em 1, indo de 1/4 para 1/3. Logo, a velocidade de andar é 2/3=0.666 Então, o cálculo é: (2,5 / 0.666 ) * 60 = 225 minutos por quadrado.

Quando forem explorar o 12, os jogadores devem considerar o terreno como montanhas (conta sempre o mais difícil quando tiver mais de um tipo)

Os personagens andam 480 minutos por dia (8 horas) em marcha normal (embora é considerado que passaram 12 horas, já que está incluído fazer acampamento, levantar acampamento, parar para comer, outras necessidades naturais, etc. Esse tempo extra pode ser colocado no final da caminhada, durante, ou possivelmente ignorado, se o narrador achar que por algum motivo os jogadores não perderão tempo com isso).

Explorando um quadrado
Para considerar explorado o quadrado, os jogadores devem andar o 3.5 milhas pelo menos no quadrado (ninguém disse que vida de vasco da gama era fácil).
ex:
Os jogadores chegaram no 12, agora querem explorar (e não só atravessar) o 13.

Eles resolvem fazer isso em passo normal. 3 milhas por hora. O terreno é grasslands , sem modificador. O cálculo é (3.5/3) *60 = 70 minutos.

Enquanto eu escrevia isso, eu vi que estava fazendo a travessia dos pântanos errado nos meus jogos. Acontece.

Com esse conjunto de regras mais unificado, andamos por quadrado, e não por milha.
As velocidades estão na tabela abaixo.

andar.JPG
andar.JPG (81.23 KiB) Viewed 1868 times
andando.png
andando.png (406.19 KiB) Viewed 1899 times
Grimm
Ancião
Ancião

Re: Exploração do mapa

Post by Grimm »

longo wrote: Wed Dec 12, 2018 8:49 pm 4) O quadrado será considerado atravessado quando os jogadores andarem 2,5 milhas.
5) Se o quadrado tiver uma estrada (mesmo que não por todo o caminho que os jogadores quiserem ir) ela afeta o cálculo, de acordo com o guia de campanha.

Com esse conjunto de regras mais unificado, andamos por quadrado, e não por milha.
Alguns caminhos fazem os jogadores atravessarem um quadrado na sua maior distância, outros pegam somente uma pequena parte do quadrado. Pelo que vc está dizendo, os dois contariam a mesma coisa (1 quadrado)?

Com esse conjunto de regras, mestres que são ruins de cálculo se confundem muito na hora de ver quanto foi.

Podiamos fazer uma tabelinha no excell ou em outro lugar pra colocar distância, dificuldade, passo, etc. e calculasse o tempo. Eu não sei fazer, mas não parece muito complicado:

O grupo quer andar 9 milhas por uma estrada de terra que segue as colinas. Eles vão rápido para não terem que acapampar nas colinas pois está nevando.

Distância: 9 milhas = 3 horas
Dificuldade: Colinas (1/2) = 6 horas
Vantagem: Estrada de terra (x2) = 3 horas
Clima: Neve Moderada (1/2) = 6 horas
Passo: Rápido (-1 mi/h) = 4 horas

Tempo total = 4 horas
Navegação direcional = (-10) desnecessário se na estrada
DC de navegação = (13) desnecessário se na estrada
DC de survival = 12
If the barbarian has ten gold pieces, and the rogue steals half of it, what does the rogue take?
1d12 slashing damage.
longo
Site Admin

Post by longo »

Grimm wrote: Wed Dec 12, 2018 10:53 pm Alguns caminhos fazem os jogadores atravessarem um quadrado na sua maior distância, outros pegam somente uma pequena parte do quadrado. Pelo que vc está dizendo, os dois contariam a mesma coisa (1 quadrado)?
Sim, assim como quando a gente anda em um mapa da batalha, a gente anda de 5 em 5 feets. É pra ficar mais fácil não ter que contar cada pedacinho de milha que o jogador fizer. Ele escolhe só os quadrados que vão passar.

Grimm wrote: Wed Dec 12, 2018 10:53 pm
Podiamos fazer uma tabelinha no excell ou em outro lugar pra colocar distância, dificuldade, passo, etc. e calculasse o tempo. Eu não sei fazer, mas não parece muito complicado:
Sim - Dá pra fazer isso, uma tabela com todas as possibilidades. Posso fazer.

Grimm wrote: Wed Dec 12, 2018 10:53 pm O grupo quer andar 9 milhas por uma estrada de terra que segue as colinas. Eles vão rápido para não terem que acapampar nas colinas pois está nevando.

Distância: 9 milhas = 3 horas
Dificuldade: Colinas (1/2) = 6 horas
Vantagem: Estrada de terra (x2) = 3 horas
Clima: Neve Moderada (1/2) = 6 horas
Passo: Rápido (-1 mi/h) = 4 horas

Tempo total = 4 horas
Navegação direcional = (-10) desnecessário se na estrada
DC de navegação = (13) desnecessário se na estrada
DC de survival = 12
Esse é um exemplo da tabela que você quiser dizer?
Grimm
Ancião
Ancião

Post by Grimm »

Algo assim.
If the barbarian has ten gold pieces, and the rogue steals half of it, what does the rogue take?
1d12 slashing damage.
longo
Site Admin

Post by longo »

Fica mais fácil assim:
Olha o terreno, vai na tabela onde tem o modificador e olha o passo. Se tiver estrada, reduz para o modificador (de 1/4 para 1/3, por exemplo) adequado.
andar.JPG
andar.JPG (87.13 KiB) Viewed 1883 times
longo
Site Admin

Re: Exploração do mapa v.02

Post by longo »

Eu pensei um pouco mais e podemos fazer o seguinte;

Code: Select all

6) Se o quadrado tiver mais de um tipo de terreno, o terreno mais difícil é considerado.
Mudamos para:

6) Durante exploração do quadrado, o terreno mais difícil é considerado. Se for somente para atravessar o quadrado e os jogadores intencionalmente tentarem passar pela parte mais fácil do terreno, essa parte será considerada.

Exemplo: Na imagem do primeiro post, o quadrado 11 tem montanha e grasslands. Se os jogadores quiserem ir pelas montanhas, eles sofre penalidade de 1/3. Se quiserem ir pela grasslands, não sofrem penalidade.
Mauarus
Proficiente
Proficiente

Post by Mauarus »

Depois quero compartilhar algo que estou fazendo nesse sentido (de cálculos de exploração). É uma tabela fácil de seguir. Eu narro o Adventures in Middle Earth (Senhor dos Anéis para 5e, pra quem não conhece) e eles tem um capítulo sobre as Jornadas (que são relevantes no mundo do Tolkien).

Adicionei um anexo, é o capítulo que fala sobre "Journeys" do AiME. Depois faço mais comentários.
Attachments
Journey's - Adventures in Middle Earth.pdf
(3.69 MiB) Downloaded 106 times
longo
Site Admin

Post by longo »

Sei que foi ano passado que você postou isso - mas eu tinha perdido. To lendo e parece bem bacana.
Post Reply