XP por quests.

Moderator: Mestres

Post Reply
longo
Site Admin

XP por quests.

Post by longo »

No último jogo, foi comentado que deveria ter recompensa de XP também quando terminar uma quest, à-la mmorpgs. Quests são os jobs disponíveis da guilda dos aventureiros (explorar o mapa, matar lagartos gigantes, etc)

Eu tenho algumas preocupações quanto a isso:

1) Quantificar o XP da quest --> D&D é complexo em relação a isso. Ele é feito para ganhar xp dos monstros/encontros, ou para passar de nível por milestones. Claro que eu poderia dar um XP simbólico, mas eu acredito que o Gold ganho seja já o objetivo da missão.

2) Aumento muito rápido de nível --> Dar xp extra pode aumentar muito o ganho de níveis, especialmente se for mal calculado.

3) Jogadores perderem o interesse de explorar o cenário e só esperar por missões --> O objetivo do jogo é que os jogadores explorem o cenário, abram o mapa e descubram o que tem por lá. Dar XP em missões para mim poderia fazer os jogadores esperarem uma missão aparecer para completar.

4) Quais missões deveriam dar XP? --> A missão de explorar o mapa deveria dar XP? Uma missão de matar monstros deveria dar XP (além do xp dos montros)? Uma missão de negociação pacífica deveria dar XP?

Eu entendo que o D&D se baseia no conceito de encontros. Uma missão pode ser um agregado de encontros. Cada encontro tem um valor em XP. Os encontros podem ser resolvidos de várias formas. Se for combate, o XP é ganho derrotando os monstros. Se os jogadores conseguirem resolver o encontro sem combate, XP deve ser provido, embora a quantidade fique a cargo do mestre (todo o XP dos monstros "derrotados"? Uma parte? Depende muito da situação e dos recursos gastos). Explorar uma dungeon pode ser um encontro, mesmo sem ter monstros. Coisas que consumam recursos dos jogadores como Traps e puzzles devem dar XP.

Anyway, queria escutar a opinião de vocês. Fire away!
Grimm
Ancião
Ancião

Re: XP por quests.

Post by Grimm »

Eu tinha levantado a hipótese de dar uma porcentagem do XP ganho como recompensa extra de uma quest completada. Mas pensando mais sobre isso e considerando o fato que a guilda já recompensa com gold, não acho muito necessário, desde que encontros resolvidos sem combate deem XP. Acho que isso é mais a nossa sede low level de xp.
If the barbarian has ten gold pieces, and the rogue steals half of it, what does the rogue take?
1d12 slashing damage.
Grimm
Ancião
Ancião

Post by Grimm »

Acho que isso tbm vem do nosso costume de jogar muito esporadicamente quando jogamos mesas. Tendo um mundo que pode ser constantemente explorado torna as possibilidades muito maiores. Se a gente quer mais xp, pode ir atrás de confusão em outra sessão de jogo, sem ter que completar quest alguma.
If the barbarian has ten gold pieces, and the rogue steals half of it, what does the rogue take?
1d12 slashing damage.
longo
Site Admin

Post by longo »

Grimm wrote: Mon Aug 06, 2018 9:37 am Eu tinha levantado a hipótese de dar uma porcentagem do XP ganho como recompensa extra de uma quest completada. Mas pensando mais sobre isso e considerando o fato que a guilda já recompensa com gold, não acho muito necessário, desde que encontros resolvidos sem combate deem XP. Acho que isso é mais a nossa sede low level de xp.
A ideia de ter uma recompensa em % seria mais razoável e fácil de implementar. 10% do XP da sessão por exemplo. Mas eu ainda acho que não existe a necessidade. Como você comentou, se os jogadores querem mais XP eles devem ir explorando mais.

Eu entendo o problema de jogar e nunca chegar a lugar nenhum. Eu nunca consegui pegar um personagem e levar ao nível 20. Uma vez eu cheguei no 17, após 4,5 anos jogando uma campanha. Mas aqui temos o potencial de conseguir jogar com mais frequência e isso não deve ser um problema. Talvez precisemos de mais mestres para que isso seja mais real, mas um passo de cada vez :) De qualquer forma, ainda não estou convencido de que seja necessário mais pela quest.

Talvez eu como narrador precise repensar as rewards que vocês ganham nas aventuras. Eu estou errando para o lado da precaução agora, porquê não quero um powerleveling no começo, mas é mais fácil dar coisas depois do que tirar. Então vocês sentirem que está faltando coisas, me avisem que eu tento revisar o plano, dentro do possível.
Post Reply