Encantando items, v0.3 - Suspensa.

Moderator: Mestres

Grimm
Ancião
Ancião

Re: Encantando items, v0.3

Post by Grimm »

JeanVaristo wrote: Tue Feb 19, 2019 1:02 pm duvida!!!

caso eu use 1 slot pra encantar um item, e ele ficar 100% do seu progresso de encantamento, eu posso emendar outro encantamento em um outro item?? com o segundo slot que não gastei?
Não, porque o segundo spell slot é gasto para adicionar no progresso do encantamento. Fazer outro encantamento ou item requer mais uma rolada semanal (cada jogador faz somente uma rolada de profissão/crafting por semanal, salvo a excessão da rolada de dinheiro por possuir uma loja), então teria que começar o próximo encantamento na semana seguinte. Mas pensa que você agora pode jogar naquela semana sem perder aquele slot.
If the barbarian has ten gold pieces, and the rogue steals half of it, what does the rogue take?
1d12 slashing damage.
JeanVaristo
Iniciado
Iniciado

Post by JeanVaristo »

Grimm wrote: Wed Feb 20, 2019 6:16 am
JeanVaristo wrote: Tue Feb 19, 2019 1:02 pm duvida!!!

caso eu use 1 slot pra encantar um item, e ele ficar 100% do seu progresso de encantamento, eu posso emendar outro encantamento em um outro item?? com o segundo slot que não gastei?
Não, porque o segundo spell slot é gasto para adicionar no progresso do encantamento. Fazer outro encantamento ou item requer mais uma rolada semanal (cada jogador faz somente uma rolada de profissão/crafting por semanal, salvo a excessão da rolada de dinheiro por possuir uma loja), então teria que começar o próximo encantamento na semana seguinte. Mas pensa que você agora pode jogar naquela semana sem perder aquele slot.
sim sim perfeito haha, era só par tirar duvida mesmo
guil.maciel
Campeão
Campeão

Post by guil.maciel »

Gostaria de dar uma sugestão de encantamento possível. a criação de wands (ou ring, staff ou qualquer coisa que roleplayamente faça sentido).

Como funcionaria (minha sugestão).

Limitações dos spells:
Spell de um action, reaction ou bonus action (mas usar o item necessitaria de uma action mesmo o spell ser de reaction ou bonus).

Limitações do item:
usando a ultima carga, rola um 1d20, em caso de 1, o objeto perde o efeito.
no final do dia, rola um dado para recuperar cargas (1d/4, 1d6 e 1d8 respectivamente).

Spell Level 1
Cargas (nível do spell usado no enchantment +1)
DC: 50 * nível do spell alocado (o primeiro somente)
Minimum DC: 10
Prerequisites: Ability to cast the spell stored, Ability to cast a 3rd level spell

Spell Level 2
DC: 75 * nível do spell alocado (o primeiro somente)
Minimum DC: 15
Prerequisites: Ability to cast the spell stored, Ability to cast a 5th level spell

Spell Level 3
DC: 100 * nível do spell alocado (o primeiro somente)
Minimum DC: 20
Prerequisites: Ability to cast the spell stored, Ability to cast a 7th level spell

Como isso se resumiria no fim das contas:

Capiroto, minha referência, hoje conseguiria:

Fazer somente um wand of burning hands, que teria 5 cargas (só tenho spells slots de nível 4) com um DC 200 (o DC de um Full caster seria 150 se ele usasse spell slot de terceiro nível).

Chegando no nível 9, conseguiria fazer uma wand de darkness ou Invisibility, com 6 cargas com um DC de 375

Nunca conseguiria fazer uma wand com spell level 3 pois os spells slots não passam do level 5. (mas seria um DC mínimo de 700).

Com relação a balanceamento dos itens, eu procurei outras wands de spell nível 1, e elas são itens uncommon, um nível de raridade que acredito eu já está adequando pras nossas personagens.

https://roll20.net/compendium/dnd5e/Ite ... 0Detection
https://roll20.net/compendium/dnd5e/Ite ... 20Missiles
https://roll20.net/compendium/dnd5e/Ite ... 20of%20Web

Isso tudo é sugestão, estou OK com mudanças de valores, mudar o formato inteiro e até ser completamente ignorado.

So long, and thanks for all the fish.
A Necromancer is just a really late healer.

Gabrieltrevisan
Campeão
Campeão

Post by Gabrieltrevisan »

Eu gostaria de colocar aqui duas tabelas que constam no DMG (vulgo livro do Mestre 5ed) sobre itens mágicos:
Custo raridade item.jpg
Custo raridade item.jpg (86.22 KiB) Viewed 1924 times
e
Poder de item.jpg
Poder de item.jpg (68.08 KiB) Viewed 1924 times

Como visto aqui, nossa proposta atual de criação de itens foge muito da ideia do D&D 5ed, o único item no DMG que dá bônus em atributo são as Ioun Stone, que dão apenas +2 temporário (enquanto usar a stone), não podendo passar de 20 total no atributo, e esse titem é classificado como Very Rare, e como podem ver, um item Very Rare tem um valor sugerido de 5.000 gp à 50.000 gp, indicado para personagens de nível 13.

Nós temos atualmente personagens de nível 5 com itens +2, temos personagens de nível 7 com itens +4 e daqui a pouco vamos ter personagem com item +6, já passando do limite de 20 e que nem vão ter chego no nível sugerido pelo DMG para o +2 (13º lv).

Segundo as tabelas de sugestão do DMG, nós estamos criando itens sugeridos para personagens de 13º nível que deveriam custar de 5.000gp à 50.000gp, o que, a meu ver, deixa o jogo bem desbalanceado e torna os itens nesse mundo extremamente banais, sendo um mundo totalmente hight magic.

Não que isso não possa ser o nosso mundo, mas eu, particularmente, preferia um cenário low magic, ou ao menos num nível mediano.
longo
Site Admin

Post by longo »

guil.maciel wrote: Tue Mar 19, 2019 2:51 am Gostaria de dar uma sugestão de encantamento possível. a criação de wands (ou ring, staff ou qualquer coisa que roleplayamente faça sentido).

Como funcionaria (minha sugestão).

Limitações dos spells:
Spell de um action, reaction ou bonus action (mas usar o item necessitaria de uma action mesmo o spell ser de reaction ou bonus).

Limitações do item:
usando a ultima carga, rola um 1d20, em caso de 1, o objeto perde o efeito.
no final do dia, rola um dado para recuperar cargas (1d/4, 1d6 e 1d8 respectivamente).

Spell Level 1
DC: 50 * nível do spell alocado (o primeiro somente)
Minimum DC: 10
Prerequisites: Ability to cast the spell stored, Ability to cast a 3rd level spell

Spell Level 2
DC: 75 * nível do spell alocado (o primeiro somente)
Minimum DC: 15
Prerequisites: Ability to cast the spell stored, Ability to cast a 5th level spell

Spell Level 3
DC: 100 * nível do spell alocado (o primeiro somente)
Minimum DC: 20
Prerequisites: Ability to cast the spell stored, Ability to cast a 7th level spell

Como isso se resumiria no fim das contas:

Capiroto, minha referência, hoje conseguiria:

Fazer somente um wand of burning hands, que teria 5 cargas (só tenho spells slots de nível 4) com um DC 200 (o DC de um Full caster seria 150 se ele usasse spell slot de terceiro nível).

Chegando no nível 9, conseguiria fazer uma wand de darkness ou Invisibility, com 6 cargas com um DC de 375

Nunca conseguiria fazer uma wand com spell level 3 pois os spells slots não passam do level 5. (mas seria um DC mínimo de 700).

Com relação a balanceamento dos itens, eu procurei outras wands de spell nível 1, e elas são itens uncommon, um nível de raridade que acredito eu já está adequando pras nossas personagens.

https://roll20.net/compendium/dnd5e/Ite ... 0Detection
https://roll20.net/compendium/dnd5e/Ite ... 20Missiles
https://roll20.net/compendium/dnd5e/Ite ... 20of%20Web

Isso tudo é sugestão, estou OK com mudanças de valores, mudar o formato inteiro e até ser completamente ignorado.
Obrigado pelos comentários Guilherme. Eu vou levar isso em consideração quando estiver fazendo as regras dos outros items mágicos. Acho que o que você colocou aqui é bem razoável, até mesmo um pouco para o lado do under-powered.
longo
Site Admin

Post by longo »

Gabrieltrevisan wrote: Tue Mar 19, 2019 2:49 pm Eu gostaria de colocar aqui duas tabelas que constam no DMG (vulgo livro do Mestre 5ed) sobre itens mágicos:

Custo raridade item.jpg

e

Poder de item.jpg

Como visto aqui, nossa proposta atual de criação de itens foge muito da ideia do D&D 5ed, o único item no DMG que dá bônus em atributo são as Ioun Stone, que dão apenas +2 temporário (enquanto usar a stone), não podendo passar de 20 total no atributo, e esse titem é classificado como Very Rare, e como podem ver, um item Very Rare tem um valor sugerido de 5.000 gp à 50.000 gp, indicado para personagens de nível 13.

Nós temos atualmente personagens de nível 5 com itens +2, temos personagens de nível 7 com itens +4 e daqui a pouco vamos ter personagem com item +6, já passando do limite de 20 e que nem vão ter chego no nível sugerido pelo DMG para o +2 (13º lv).

Segundo as tabelas de sugestão do DMG, nós estamos criando itens sugeridos para personagens de 13º nível que deveriam custar de 5.000gp à 50.000gp, o que, a meu ver, deixa o jogo bem desbalanceado e torna os itens nesse mundo extremamente banais, sendo um mundo totalmente hight magic.

Não que isso não possa ser o nosso mundo, mas eu, particularmente, preferia um cenário low magic, ou ao menos num nível mediano.
Esse bônus máximo da tabela que você colocou é para encantamentos de armas e armaduras - não para atributos. Um "Belt of Hill Giant Strength" dá força 21 para o usuário e é Raro.

A tabela do DMG sobre os preços para fazer items também é diferente do que você postou. Tipo é mais barato comprar um item do que fazer ele, por uma ordem de magnitude.
dmg-magical.PNG
dmg-magical.PNG (12.73 KiB) Viewed 1920 times
Mas gostei disso que você comentou. Você acha que o jogo deveria ser mais low-magic do que high magic. Isso é um fator interessante, talvez devessemos fazer uma enquete sobre o assunto e colocar em votação para ver o que todo mundo acha.
Gabrieltrevisan
Campeão
Campeão

Post by Gabrieltrevisan »

longo wrote: Tue Mar 19, 2019 3:31 pm Esse bônus máximo da tabela que você colocou é para encantamentos de armas e armaduras - não para atributos. Um "Belt of Hill Giant Strength" dá força 21 para o usuário e é Raro.
Sim, mas um "Belt of Hill Giant Strength" que dá força 21 é mais fraco que um item que dá +2, pois por mais que o item que dê 21 possa fazer pular de Str 8 para 21, ele põe um limite, ao contrário do +2 que você pode continuar aumentando seu atributo com bônus de classe por exemplo.
longo wrote: Tue Mar 19, 2019 3:31 pm A tabela do DMG sobre os preços para fazer items também é diferente do que você postou. Tipo é mais barato comprar um item do que fazer ele, por uma ordem de magnitude.
dmg-magical.PNG
Mas você viu que nessa tabela que você postou tem o requisito de nível mínimo para fazer os itens: Common/Uncommon = 3rd; Rare = 6th, Very Rare 11th; Lengendary 17th.... sendo que estamos criando itens Rare com menos de 6th level e itens Very Rare com bem menos de 11th level, o que pra mim demonstra ser um tanto desbalanceada as regras usadas.
longo wrote: Tue Mar 19, 2019 3:31 pm Mas gostei disso que você comentou. Você acha que o jogo deveria ser mais low-magic do que high magic. Isso é um fator interessante, talvez devêssemos fazer uma enquete sobre o assunto e colocar em votação para ver o que todo mundo acha.
O que mais me incomoda na verdade é a facilidade com que conseguimos fazer itens Rare e Very Rare, o que vai ocasionar numa banalidade de itens que deveriam ser raros ou muito raros, todo mundo terá um punhado deles daqui a pouco.
longo
Site Admin

Post by longo »

Gabrieltrevisan wrote: Mon Mar 25, 2019 8:58 pm
longo wrote: Tue Mar 19, 2019 3:31 pm Esse bônus máximo da tabela que você colocou é para encantamentos de armas e armaduras - não para atributos. Um "Belt of Hill Giant Strength" dá força 21 para o usuário e é Raro.
Sim, mas um "Belt of Hill Giant Strength" que dá força 21 é mais fraco que um item que dá +2, pois por mais que o item que dê 21 possa fazer pular de Str 8 para 21, ele põe um limite, ao contrário do +2 que você pode continuar aumentando seu atributo com bônus de classe por exemplo.
Mas o limite é 21 :) Você não consegue chegar em 21 com nenhum dos nossos items +2.
longo wrote: Tue Mar 19, 2019 3:31 pm A tabela do DMG sobre os preços para fazer items também é diferente do que você postou. Tipo é mais barato comprar um item do que fazer ele, por uma ordem de magnitude.
dmg-magical.PNG
Mas você viu que nessa tabela que você postou tem o requisito de nível mínimo para fazer os itens: Common/Uncommon = 3rd; Rare = 6th, Very Rare 11th; Lengendary 17th.... sendo que estamos criando itens Rare com menos de 6th level e itens Very Rare com bem menos de 11th level, o que pra mim demonstra ser um tanto desbalanceada as regras usadas.
Entendo. Os nossos crafts também tem nível mínimo, mas eles estão abaixo desses valores do DMG. Algo para mudar, com certeza. Isso e custo em gold para fazer os items.
longo wrote: Tue Mar 19, 2019 3:31 pm Mas gostei disso que você comentou. Você acha que o jogo deveria ser mais low-magic do que high magic. Isso é um fator interessante, talvez devêssemos fazer uma enquete sobre o assunto e colocar em votação para ver o que todo mundo acha.
O que mais me incomoda na verdade é a facilidade com que conseguimos fazer itens Rare e Very Rare, o que vai ocasionar numa banalidade de itens que deveriam ser raros ou muito raros, todo mundo terá um punhado deles daqui a pouco.
A coisa mais fácil para nós nesse caso é a aumentar o nível mínimo para fazer os itens e colocar um custo em gold. Isso já vai travar bastante, se a ideia for essa.
Grimm
Ancião
Ancião

Post by Grimm »

Uma dúvida que eu não lembro se já discutimos:

Se um encantamento tem pré-requisito Ability to cast 5th level spells,o personagem (tendo acesso a spells de nível 5) só pode criar o item utilizando roladas gastas com slots de nível 5. Certo?
Ou ele pode por exmplo, fazer sua primeira rolada com slot nível 5 e uma segunda com slot nível 1?
Ou fazer duas roladas com slot nível 1?

Temos uma regra escrita sobre isso ou serve somente se a descrição o encantamento diz Ability to cast X level spell that deals that type of damage?
If the barbarian has ten gold pieces, and the rogue steals half of it, what does the rogue take?
1d12 slashing damage.
JeanVaristo
Iniciado
Iniciado

Post by JeanVaristo »

tinham explicado que o minimo de slot, era o nivel do tier... tier 1 slot nivel 1... tier 2 slot nivel 2 e assim por diante.
Post Reply