Discussão da regra do GFW e SHarpshooter
Moderator: Mestres
-
Samir Libos
- Aprendiz

Re: Novas regras/Atualização de regras.
Quanto ao Sharpshooter e GWM , está considerando -5 irrelevante quando o Max proficiência é +6 , custa feat e ambas armas impedem o uso de escudo ?
-
Gabrieltrevisan
- Campeão

Re: Feats - Great weapon master e sharpshooter
Não gostei da mudança. Ainda que possa parecer desbalanciado, o feat é algo que demora 4 níveis pra pegar e você abre mais de +2 no atributo para ter ele e do jeito que ficou puxou muito pra baixo.longo wrote: Sun Feb 17, 2019 10:07 pm Motivação
Nos dois feats, o +10 no dano é considerável, principalmente em
Mudança
A penalidade e o bônus refletirão no nível de proficiência do personagem, em uma proporção 1 para 1.5(arrendondado para cima). Ou seja, um personagem com proficiência +2, terá um redutor de -2 no ataque e um bônus de dano de +3. Um personagem com proficiência +3 terá um redutor de -3 e um bônus de dano de +5.(-2+3 | -3 +5 | -4 +6 | -5 +8 | -6 +9)
Re: Novas regras/Atualização de regras.
Basicamente sim. É muito fácil ganhar vantagem por exemplo, e vantagem é basicamente um +5 (a matemática é mais confusa, mas essa é a aproximação que a wizards usa). Bless reduz muito também a penalidade. ACs dos inimigos são baixos também e devido ao bounded acuracy, os ACs nunca sobem muito. A matemática que eu vi até agora apoia que eu falei. Caso eu esteja errado ai fico feliz em ver alguns números.Samir Libos wrote: Tue Feb 19, 2019 1:29 pm Quanto ao Sharpshooter e GWM , está considerando -5 irrelevante quando o Max proficiência é +6 , custa feat e ambas armas impedem o uso de escudo ?
O fato de custar feat é, bom, verdade
O fato de impedir de usar escudo é um drawback, mas ao mesmo tempo você ganha as vantagens de usar uma arma grande, não é como se tivesse que usar uma arma de 1 mão só e não poder usar escudo (o que seria um drawback forte). É o que o personagem faria de qualquer forma.
MAS
O ponto é que talvez só eu esteja vendo problemas com isso(só vi as duas manifestações e mais ninguém). Se for o consenso geral de que isso não é um problema, eu volto a como era antes - sem stress. Eu sempre posso revisar a regra mais tarde novamente. Mas eu realmente vejo o feat como desbalanceado e é o consenso geral em outros fóruns onde eu pesquisei.
Aceito também outras sugestões de como balancear o feat se quiserem propor algo.
PS:
Eu vou mover essa discussão para a sessão de discussão para deixar essa thread limpa.
Guia de campanha:
https://www.gmbinder.com/share/-LXB-x2koabcImuLOn8N
Re: Feats - Great weapon master e sharpshooter
Bom, a ideia era mesmo puxar para baixo. Ele ainda é consideravelmente forte - tem o Cleave no GWF e o Sharshooter ainda mantém os efeitos de remover desvantagem no ataque e ignorar cover. Entretanto, mande sugestões de mudanças que você considere melhor.Gabrieltrevisan wrote: Tue Feb 19, 2019 3:58 pmNão gostei da mudança. Ainda que possa parecer desbalanciado, o feat é algo que demora 4 níveis pra pegar e você abre mais de +2 no atributo para ter ele e do jeito que ficou puxou muito pra baixo.longo wrote: Sun Feb 17, 2019 10:07 pm Motivação
Nos dois feats, o +10 no dano é considerável, principalmente em
Mudança
A penalidade e o bônus refletirão no nível de proficiência do personagem, em uma proporção 1 para 1.5(arrendondado para cima). Ou seja, um personagem com proficiência +2, terá um redutor de -2 no ataque e um bônus de dano de +3. Um personagem com proficiência +3 terá um redutor de -3 e um bônus de dano de +5.(-2+3 | -3 +5 | -4 +6 | -5 +8 | -6 +9)
Guia de campanha:
-
JeanVaristo
- Iniciado

Re: Discussão da regra do GFW e SHarpshooter
Não entendo onde que se torna "tão facil" conseguir ataques com vantagem... um bless por mais que seja forte, ele custa a concentration de um caster, o que ja é MUITO CARO pra qualquer caster manter qualquer concentration haha.
tambem penalizar um feat, ou o balanço do jogo, apenas por que os players tem sinergia, ou usam habilidades de suportes para membros terem vantagem ou bonus no ataque é meio sad.
sobre o feat custar feat... poxa, é caro pra caramba gastar pegando feat, talvez não de pra ver o peso disso pq todo mundo pode fazer itens que dão +2, +4 nos atributos (como tambem ate ja foi discutido por alguns acharem desbalanceado) mas se não tivesse isso seria bem mais claro o peso de um feat =/
tambem penalizar um feat, ou o balanço do jogo, apenas por que os players tem sinergia, ou usam habilidades de suportes para membros terem vantagem ou bonus no ataque é meio sad.
sobre o feat custar feat... poxa, é caro pra caramba gastar pegando feat, talvez não de pra ver o peso disso pq todo mundo pode fazer itens que dão +2, +4 nos atributos (como tambem ate ja foi discutido por alguns acharem desbalanceado) mas se não tivesse isso seria bem mais claro o peso de um feat =/
Eu entendo o custo do feat. Mas eu não comparo um feat com um ASI. Eu comparo o feat com outros feats. Existem feats mais fortes e feats mais fracos. Esses em especial eu considero muito acima da curva. A escolha de pegar um feat ou um ASI é do player afinal.
O fato de custar a concentration do caster é realmente algo importante, mas geralmente não é do player que tem o feat, é de outro player. O player que tem o feat ganha as vantagens do bless sem nenhum dos problemas.
Formas de ganhar vantagem que vem na cabeça agora:
Familiar com help action.
Se esconder antes de atacar (várias formas de se esconder em meio do combate, um elfo se esconde até em dim light, um halfling atras de outro amigo, etc)
Barbarian com Rage
Várias magias que dão vantagem (fairy fire, entagle, web,Tasha's Hideous Laughter, guiding bolt de nivel 1)
Grapple
Habilidades de classe (paladino por exemplo)
Qualquer forma de invisibilidade
Qualquer forma de deixar o inimigo prone
E acho injusto dizer que estou penalizando os jogadores por terem sinergia - longe de mim fazer isso e não é a minha intenção. Eu faria isso se impedisse a sinergia de funcionar. O que eu estou dizendo é que devido as várias possibilidades de sinergia, a desvantagem do feat é fortemente reduzida, jogando ele muito acima da curva dos outros feats.
Mas de novo - eu posso voltar a como era antes sem problemas. A gente sempre pode mudar em outro momento. Mas eu queria ver argumentos que o feat não é muito acima da curva e é na real balanceado. Dizer que o feat custa um ASI eu não vejo como argumento porque o mesmo pode ser falado de todos os feats do jogo.
E ainda, eu não removi a parte do dano, só joguei um pouco para baixo. Seus ataques darão dano a menos, mas ao mesmo tempo tem um redutor menor de ataque, o que faz com que você acerte ainda mais (e no final acabe dando mais dano), nem precisando do bless ou vantagem! (um Archer Fighter pode ter +7 no nível 1, aliás é a build mais padrão de arqueiro Fighter, estando inclusive nas fichas que a Wizards fez para o starter set).
O fato de custar a concentration do caster é realmente algo importante, mas geralmente não é do player que tem o feat, é de outro player. O player que tem o feat ganha as vantagens do bless sem nenhum dos problemas.
Formas de ganhar vantagem que vem na cabeça agora:
Familiar com help action.
Se esconder antes de atacar (várias formas de se esconder em meio do combate, um elfo se esconde até em dim light, um halfling atras de outro amigo, etc)
Barbarian com Rage
Várias magias que dão vantagem (fairy fire, entagle, web,Tasha's Hideous Laughter, guiding bolt de nivel 1)
Grapple
Habilidades de classe (paladino por exemplo)
Qualquer forma de invisibilidade
Qualquer forma de deixar o inimigo prone
E acho injusto dizer que estou penalizando os jogadores por terem sinergia - longe de mim fazer isso e não é a minha intenção. Eu faria isso se impedisse a sinergia de funcionar. O que eu estou dizendo é que devido as várias possibilidades de sinergia, a desvantagem do feat é fortemente reduzida, jogando ele muito acima da curva dos outros feats.
Mas de novo - eu posso voltar a como era antes sem problemas. A gente sempre pode mudar em outro momento. Mas eu queria ver argumentos que o feat não é muito acima da curva e é na real balanceado. Dizer que o feat custa um ASI eu não vejo como argumento porque o mesmo pode ser falado de todos os feats do jogo.
E ainda, eu não removi a parte do dano, só joguei um pouco para baixo. Seus ataques darão dano a menos, mas ao mesmo tempo tem um redutor menor de ataque, o que faz com que você acerte ainda mais (e no final acabe dando mais dano), nem precisando do bless ou vantagem! (um Archer Fighter pode ter +7 no nível 1, aliás é a build mais padrão de arqueiro Fighter, estando inclusive nas fichas que a Wizards fez para o starter set).
Guia de campanha:
Mas, talvez o *1.5 tenha ficado realmente um pouco para baixo. Poderia ser "- prof no ataque e +2*prof. no dano" (-2+4, -3+6, -4,+8,-5,+10,-6,+12).
Guia de campanha:
Não sei vcs, mas eu acho que essa progressão de -+ torna o feat até melhor do que o original (-5+10 seco). -5 pra acertar é bem desvantajoso nos primeiros 4 níveis de personagem, então considerando uma proficiência 3, ganhando 6 no dano já é bastante coisa por uma desvantagem bem menor. Acertar significa deixar entrar todo o outro dano além desse. Então eu sacrificaria alguns 4 ou 5 pontinhos de dano pela vantagem de poder acertar mais vezes.longo wrote: Mon Feb 25, 2019 10:22 pm Mas, talvez o *1.5 tenha ficado realmente um pouco para baixo. Poderia ser "- prof no ataque e +2*prof. no dano" (-2+4, -3+6, -4,+8,-5,+10,-6,+12).
If the barbarian has ten gold pieces, and the rogue steals half of it, what does the rogue take?
1d12 slashing damage.
1d12 slashing damage.
Exato!Grimm wrote: Wed Feb 27, 2019 6:36 amNão sei vcs, mas eu acho que essa progressão de -+ torna o feat até melhor do que o original (-5+10 seco). -5 pra acertar é bem desvantajoso nos primeiros 4 níveis de personagem, então considerando uma proficiência 3, ganhando 6 no dano já é bastante coisa por uma desvantagem bem menor. Acertar significa deixar entrar todo o outro dano além desse. Então eu sacrificaria alguns 4 ou 5 pontinhos de dano pela vantagem de poder acertar mais vezes.longo wrote: Mon Feb 25, 2019 10:22 pm Mas, talvez o *1.5 tenha ficado realmente um pouco para baixo. Poderia ser "- prof no ataque e +2*prof. no dano" (-2+4, -3+6, -4,+8,-5,+10,-6,+12).
Guia de campanha: