Criando itens mágicos V.05

Moderator: Mestres

Post Reply
longo
Site Admin

Criando itens mágicos V.05

Post by longo » Sat May 25, 2019 9:29 am

Oi pessoal.
Um tópico que muita gente levantou é o craft de itens mágicos no mundo, que estava muito fácil, que era inconsequente, etc. Então eu refiz o sistema.
Aqui está o guia: https://www.gmbinder.com/share/-LfA_n1VSXA2AvLAtDaR (Abrir no chrome com zoom em 100% para que fique correto.)
Quero feedback sobre o sistema - por favor façam seus comentários aqui.

Postem o que não deu para entender, se acham que está desbalanceado, muito caro ou muito barato, etc.
Os valores dos itens serão tirados do "Sane Magic Item Prices" https://drive.google.com/file/d/0B8XAiX ... pmUDg/view.
Itens que não existam lá precisam ser adequados por um narrador.

Gabrieltrevisan
Campeão
Campeão

Re: Criando itens mágicos V.05

Post by Gabrieltrevisan » Tue Jun 25, 2019 10:41 pm

Parece mais equilibrado, pois além do custo de tempo tem também o custo em gold. Vou fazer mais contas mas a princípio parecem justos os valores para mim.

longo
Site Admin

Post by longo » Wed Jun 26, 2019 2:37 pm

Obrigado pelo feedback :)

guil.maciel
Campeão
Campeão

Post by guil.maciel » Fri Aug 16, 2019 1:10 am

estava relendo esse documento quando me veio uma dúvida que não apareceu na primeira vez:

Vamos supor que capiroto vai fazer poções de cura:

Code: Select all

Determinando o valor de produção
Comece escolhendo o item a ser criado, da lista disponivel no final do guia. O item terá um valor de venda, do qual usaremos metade para determinar o valor de produção. O custo em gold pode ser pago a medida que é produzido, não sendo necessário ter o valor total no início da produção. Caso o valor total do item mais encantamento seja menor do que o valor do item, o valor do item deve ser pago por inteiro.

Descobrindo a fórmula
Se o jogador não tiver a fóruma, ele pode fazer um teste de Arcana, Religião ou Natureza para criar uma, de acordo com a tabela abaixo.

Raridade	DC
Comum	5
Incomum	10
Raro	15
Muito raro	20
Legendário	25
Caso a rolada seja igual ou maior que a dificuldade, você consegue criar a fórmula. O primeiro item que você cria com essa fórmula custa 20% a mais. Após o primeiro encantamento com a fórumla, você pode usar o custo normal de produção. Você também pode compartilhar a fórmula, uma vez que você tenha feito pelo menos um item com ela.

Caso o jogador falhe, ele pode tentar novamente uma vez que tenha passado de nível. Senão ele precisa encontrar a fórmula ou comprar de alguém.
Isso já leva a uma pergunta, descobrir a formulá, seria parte da rolada de crafting para produzir a poção? ou eu preciso separar uma semana pra descobrir a formula (e continuar na outra semana)?

Como a poção de cura custa 50GP, o custo de produção seria de 30 (25 da metade do preço do item, mais 5 dos 20% da formula).

Code: Select all

Em seguida, no fórum, faça uma rolada da ferramenta. A rolada é 1d20 + atributo + proficiência. Caso você tenha expertise na ferramenta, o bônus de proficiência é dobrado.

A rolada de proficiência determina que tipo de dado é usado para a produção, quanto maior a rolada, melhor.

Fazendo a rolada de produção
Com o valor da rolada de proficiência, o jogador faz uma segunda rolada, que determina o quanto ele produziu nessa semana, de acordo com a tabela abaixo:

Rolada	Produção
1 natural	0 gold
2-10	2d4 x proficiência x 5
11-15	3d4 x proficiência x 5
16-20	3d6 x proficiência x 5
20+	3d8 x proficiência x 5
capiroto é sortudo e rola um um 18, num total de rolada superior a 20. depois rolando os 3d8, ele rola mal e consegue um 7. num total produzido de 105 (7 do dado * 3 de proficiência * 5 padrão).

Depois desses cenários, chegamos a seguintes opções:

1 - Capiroto cria a poção, gastando os 30 pontos, e os outros 75 pontos restantes são perdidos?
2 - Capiroto cria 3 poções, usando 90 dos pontos disponíveis, e os outros 15 pontos são perdidos?
3 - Capiroto cria 1 poção com 30 pontos, e depois, como "não é mais a primeira poção dele", ele cria outras 3 com os 75 pontos restantes, utilizando todos os pontos possíveis?

Eu pessoalmente acho que o item 2 se aplicaria melhor, porém (para esse caso da poção normal) acho que seria interessante dar um aumentada no custo desse brewing em especifico.

E sim, está muito fácil fazer poções.

So long, and thanks for all the fish.
A Necromancer is just a really late healer.

longo
Site Admin

Post by longo » Fri Aug 16, 2019 9:24 am

Legal tua analise Guilherme. Obrigado por olhar isso.

1) A primeira rolada seria só para aprender a fórmula, sem possibilidade de fazer nenhum item com ela dessa vez.
2) Eu não tinha pensado em múltiplos itens. Eu pensava sempre em fazer apenas 1 item por vez. Poções podem ser uma exceção entretanto. Mas eu não quero pessoas fazendo poções a rodo também. A princípio eu erraria para o lado do conservadorismo e diria que faz uma poção por vez só.

Eu acho que esse problema só existirá com a poção de cura simples e talvez com scrolls. - mas é um problema que precisa ser resolvido. Acho que por enquanto, ficamos com apenas um item feito. Aumentar o custo do brew não ajuda muito eu acho, pq é possível comprar por 50gp no mercado, então não pode ser mais caro do que isso.

Grimm
Lendário
Lendário

Post by Grimm » Tue Mar 23, 2021 3:27 pm

Acho que tem algo errado com o valor do Keogthom's Ointment (Consumable).
This glass jar, 3 inches in diameter, contains 1d4 + 1 doses of a thick mixture that smells faintly of aloe. The jar and its contents weigh 1/2 pound. As an action, one dose of the ointment can be swallowed or applied to the skin. The creature that receives it regains 2d8 + 2 hit points, ceases to be poisoned, and is cured of any disease.

No Sane Magical Prices, cada dose custa 120 gp. Mas ao mesmo tempo, uma dose de Potion of Greater Healing, que cura quase o mesmo (mas não tira poison/disease) custa 150 gp.

Mudamos ou mantemos?
If the barbarian has ten gold pieces, and the rogue steals half of it, what does the rogue take?
1d12 slashing damage.

Gabrieltrevisan
Campeão
Campeão

Post by Gabrieltrevisan » Fri Mar 26, 2021 2:26 pm

Grimm wrote:
Tue Mar 23, 2021 3:27 pm
Acho que tem algo errado com o valor do Keogthom's Ointment (Consumable).
This glass jar, 3 inches in diameter, contains 1d4 + 1 doses of a thick mixture that smells faintly of aloe. The jar and its contents weigh 1/2 pound. As an action, one dose of the ointment can be swallowed or applied to the skin. The creature that receives it regains 2d8 + 2 hit points, ceases to be poisoned, and is cured of any disease.

No Sane Magical Prices, cada dose custa 120 gp. Mas ao mesmo tempo, uma dose de Potion of Greater Healing, que cura quase o mesmo (mas não tira poison/disease) custa 150 gp.

Mudamos ou mantemos?
Olha.... bem observado, vou sair criando Keogthom porque compensa bem mais que Greater Healing. Acho que podíamos reajustar isso, até porque o unguento ali é 1d4+1 doses e a poção é dose única.

Post Reply